top of page

4ª Oficina Regional do Projeto SIPAM acontece em São Mateus do Sul

O CEDErva participou, em parceria com o Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, no dia 17 de março, da 4ª Oficina Regional do Projeto SIPAM "Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate na Floresta com Araucária", na comunidade de Pontilhão, município de São Mateus do Sul.


A Oficina dá seguimento à agenda que tem como objetivo promover o encontro e partilhar ações coletivas entre a comunidade SIPAM, composta pelas famílias agricultoras cadastradas, equipe de técnicos e pesquisadores, associações e instituições parceiras no projeto com as comunidades de agricultores familiares em que a erva-mate é manejada. O encontro contou ainda com a participação dos alunos e professores do Colégio Est. do Campo Prof. Eugênio de Almeida dialogando sobre a importância dos jovens estarem inseridos em espaços que discutem o futuro do meio rural, as alternativas e diferentes formas de fazer a agricultura e especialmente, conhecer mais da produção agroecológica de erva-mate.


Além da apresentação do projeto e discussões das ações realizadas nas comunidades, houve também uma fala de Anderson de Lima, Presidente do SINTRAF-SMS, demonstrando para os jovens de que maneira os sindicatos se organizam e qual a importância deles na defesa dos direitos e dos interesses da agricultura familiar local, regional e também na esfera nacional, para construção de políticas públicas que atendam as necessidades dessas famílias. Na parte da tarde, os presentes puderam visitar a propriedade da família Andrianchyk, agricultores de manejo de sistema tradicional de erva-mate!


Fotos: Brenda Rotter / Equipe CEDErva.

Comments


bottom of page