Novas e importantes leituras sobre a produção de erva-mate sombreada. O pesquisador André Lacerda, da Embrapa Florestas, publicou recentemente o artigo intitulado “Sustainability of Shade-Grown Erva-Mate Production: A Management Framework for Forest Conservation” (br Sustentabilidade da Produção de Erva-Mate Sombreada: Uma Estrutura de Gestão para Conservação Florestal).
O trabalho apresenta uma análise das características florestais relevantes que são combinadas com as melhores práticas de restauração e manejo para manter, não apenas a produção tradicional sustentável de erva-mate, mas também um ambiente florestal saudável. É também interessante observar o quadro de dados desenvolvido pelo autor, André oferece uma ferramenta fácil para realizar análises focadas nos atributos florestais a fim de determinar as melhores práticas para restauração florestal, diversificação de espécies e sustentabilidade geral e saúde dos sistemas agroflorestais.
Outro ponto que muito dialoga com as atividades desenvolvidas pelo CEDErva e parceiros, é a integração de conhecimentos e práticas que os agricultores familiares e as comunidades tradicionais têm desenvolvidos ao longo de gerações. Segundo o autor, essa interação é essencial para a realização de pesquisas e ações extensionistas mais inclusivas, especialmente considerando as ameaças que a agricultura familiar enfrenta diante do paradigma dominante da agricultura convencional.
Para acessar o artigo, clique aqui.
Comments