Artigo sobre sustentabilidade em sistemas tradicionais de produção de erva-mate é publicado na Suiça

A revista científica Sustainability, que tem sua sede na Suíça, publicou em sua última edição, lançada em junho de 2019, um artigo desenvolvido em parceria de pesquisa entre o CEDErva, a UFPR, a EMBRAPA Florestas e a EPAGRI. O artigo publicado pela revista européia destaca as boas práticas aplicadas na manutenção dos sistemas tradicionais de produção de erva-mate, com estudo de caso sobre os sistemas caívas do planalto norte catarinense. A experiência de nossa colega e pesquisadora da EPAGRI em Canoinhas/SC, Ana Lúcia Hanisch na região de ocorrência das caívas colaborou muito para esta pesquisa e para possíveis desdobramentos e discussões sobre a importância da valorização dos serviços ambientais e ecossistêmicos prestados nestes sistemas de produção.


Abaixo, clicando no link, você poderá fazer o download o artigo, que está em inglês:


Evaluating Sustainability in Traditional Silvopastoral Systems caívas : Looking Beyond the Impact of Animals on Biodiversity


Contato

O e-mail do CEDErva é:

Através dele você pode nos enviar perguntas sobre a Ilex paraguariensis e seus sistemas tradicionais de produção, assim como sugestões e críticas.

  • Branca Ícone Instagram