CEDErva ministra palestra sobre sistemas tradicionais de erva-mate na 14ª Festa do Pinhão

O CEDErva participou da conversa sobre meio ambiente promovida pela Prefeitura de Inácio Martins no evento de abertura da 14ª Festa do Pinhão. A palestra ministrada pelo geógrafo João Nogueira, membro do CEDErva, intitulada “sistemas tradicionais e agroecológicos de erva mate: a cultura da agricultura familiar na preservação da floresta com araucária" foi apresentada para representantes e membros de diversas comunidades de agricultores familiares do município de Inácio Martins, incluindo a presença de membros de quatro assentamentos situados no município.


Entre os diálogos proporcionados pelo evento, muito se falou sobre a relevância da manutenção da cultura dos sistemas tradicionais de erva mate como estratégia de preservação do ecossistema e como ferramenta para a viabilização da permanência do jovem no campo. Também foram apresentadas as ações do projeto SIPAM dentro do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate. Além do espaço de fala oferecido ao CEDErva, outras duas palestras complementam a temática da educação ambiental e a importância da erva-mate tradicional e agroecológica para a região.


O CEDErva agradece a prefeitura de Inácio Martins pelo espaço de diálogo oferecido e às pessoas presentes que puderam dialogar e discutir sobre a relevância desta cultura e suas possibilidades dentro do município e da região abrangida pela APA da Serra da Esperança.



Fotos: Equipe CEDErva.