top of page

Congresso internacional discute relevância dos sistemas agroflorestais e erva-mate

O Congresso Mundial ICLEI 2018 está acontecendo no Canadá. Sediado pela Maison du Développement Durable (Casa do Desenvolvimento Sustentável) de Montréal, o evento proporciona um gigante e proveitoso encontro entre instituições governamentais internacionais, pesquisadores e ativistas para discutir estratégias que viabilizam o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do planeta. A relevância deste congresso se dá na magnitude e abrangência dos projetos em desenvolvimento que são apresentados no evento, servindo como uma plataforma global de discussão sobre o desenvolvimento sustentável.


Durante o evento, centenas de prefeitos de cidades ao redor do globo, representantes de organizações, empresas e outros parceiros se reunirão com fins de orientar a agenda mundial para o desenvolvimento sustentável.


Neste contexto, uma Conferência especial foi organizada para discutir as práticas de agricultura sustentável que relacionam diretamente os meios rural e urbano, e, com o enfoque no Brasil, integrantes do CEDErva apresentaram para os participantes do evento os sistemas tradicionais de produção de erva-mate sombreada e as relações com a conservação do ecossistema da Floresta com Araucárias.


André Lacerda, pesquisador da Embrapa Florestas e a arqueóloga Evelyn Nimmo defenderam que o reconhecimento dos sistemas de produção da erva-mate sombreada representam um grande passo para a valorização da cultura, do meio ambiente e do conhecimento tradicional. No link abaixo você tem acesso ao vídeo da apresentação do CEDErva no Canadá, assim como acesso ao site do evento maior. Mais abaixo, algumas imagens da participação no Congresso





bottom of page