top of page

Construindo novas parcerias com pesquisadores em Canadá


Entre 17 e 21 de julho, membros do CEDErva reuniram com um grupo de pesquisadores no John Molson School of Business, na Universidade de Concordia, em Montreal, Canadá, para discutir os desafios e oportunidades da cadeia produtiva de erva-mate. Esse evento foi parte do projeto de engajamento de novas parcerias, chamado “Desenvolvendo uma cadeia de valor sustentável para produtores de pequena escala de erva-mate no Sul do Brasil”, que é uma colaboração entre CEDErva e os professores Leandro Bonfim, Joel Bothello, Robert Nason, Adriane MacDonald, and Suchit Ahuja, financiada pela Social Sciences and Humanities Research Council do Canadá.


Os professores e pesquisadores baseados nas universidades de Concordia e McGill em Montreal, compartilharam suas experiências trabalhando com organizações e agricultores ao redor do mundo com projetos focados em organização regenerativa, sustentabilidade, inovação frugal e redes de atuação multisetorial e de diversas partes interessadas. A Presidente do CEDErva, Evelyn Nimmo, e o pesquisador de Embrapa Florestas, André Lacerda, representaram as entidades que fazem parte do Observatório de Erva-mate, oferecendo discussões sobre as inovações, barreiras e oportunidades ligadas aos sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate.


Ao longo da semana, os participantes apresentaram seus trabalhos e contextos específicos, discutiram as possibilidades para colaboração e mapearam estratégias para melhorar a cadeia de valor de erva-mate no Paraná. Foi destacada as oportunidades de aprimorar a organização da rede do Observatório e focar a atuação do CEDErva na região, usando oficinas e métodos dos campos de sustentabilidade e pensamento de design, além de apoiar a continuação de pesquisa e engajamento com as comunidades de uma maneira participativa.


Os pesquisadores também organizaram uma visita para uma propriedade orgânica na região do Montreal, chamada Le Ferme Aux Champs Qui Chantent. A propriedade é gerenciada como uma cooperativa que produz hortaliças, verduras, frutos e outros produtos de uma maneira orgânica e solidária. A diretora da propriedade, Dr. Jenna Jacobs, compartilhou suas experiências e desafios no gerenciamento da cooperativa e na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, e também relatou sobre a organizações dos agricultores orgânicos na região e as maneiras que desenvolvem oportunidades de compartilhar conhecimento e trocar informações e inovações.


O CEDErva, o Observatório e a Embrapa Florestas agradecem os pesquisadores das Universidades de Concordia e McGill pelo acolhimento, as conversas bem produtivas ao longo da oficina e o interesse de criar uma rede colaborativa com novos pesquisas e projetos de sustentabilidade. O evento foi apoiado pelo SSHRC.
















Comments


bottom of page