Cooperação com a FLONA de Irati para valorização e reconhecimento da relevância dos ervais nativos

Estivemos em atividade na Floresta Nacional de Irati, localizada no município de Fernandes Pinheiro-PR. Com mais de 3mil hectares de área de Floresta Ombrófila Mista, a FLONA de Irati é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A floresta possui grande relevância para a manutenção da biodiversidade na região Centro-Sul do estado do Paraná. Dentro de seus domínios existem os reflorestamentos de Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia) mais antigos conhecidos ainda em pé, realizados na década de 1930. Além disso, a FLONA sedia os primeiros experimentos de reflorestamento de Pinus (Pinus elliottii) no sul do país, com experimentos do início da década de 1960.

Além de gigantesca área de FOM em estágio avançado de sucessão vegetativa, a FLONA abriga diversas tipologias de paisagens intra-florestais, tais como banhados, áreas de FOM de influência fluvial e uma grande variedade de ervais em seus sub-bosques, motivação principal de nossa atividade.

Os ervais existentes na FLONA representam grande potencial para visitação e conhecimento de ervais nativos por parte da população em geral. Os ervais nativos são muito raros, pois, em sua grande maioria, já sofreram ação antrópica, tais como podas. Assim, estes ervais representam grande potencial para pesquisas e processos de ação educativa, além de potencializarem a integração com outras estações de pesquisa na região, como a do IDR e o viveiro do Instituto Água e Terra. Em breve postamos mais novidades sobre ações conjuntas com o ICMBio e a Flona Irati.