top of page

FEAST2019 promoveu ação de conhecimento e imersão nos sistemas tradicionais de produção de erva-mate

Ao longo da semana passada, a realização da oficina FEAST 2019 (sigla em inglês para Fomentando Sistemas Agroecológicos para uma Transformação Sustentável) acabou por transformar-se em algo que que podemos considerar como histórico. Por quatro dias seguidos, pesquisadores e agricultores estiveram juntos visitando e conhecendo importantes lugares que conservam e promovem práticas agroecológicas aliadas aos sistemas produtivos de erva-mate. Ao longo dos mais de 700 Km de chão vivenciados e compartilhados, três municípios de dois estados diferentes foram visitados: no Paraná, São Mateus do Sul, na comunidade de Aliança Velha e no Faxinal do Emboque; já no estado de Santa Catarina Canoinhas e Caçador.

Promovendo o encontro de agricultores das mais variadas faixas etárias, pesquisadores dos mais diversos países, a união deu-se em prol da causa coletiva: contemplar e aprender através da Floresta com Araucária e da Erva-mate, possibilidades para re-pensar como aplicar, incentivar e desenvolver boas práticas de agricultura, visando o menor impacto no ecossistema e nos bens ambientais.

Gostaríamos de publicamente agradecer aos participantes e incentivadores/apoiadores deste evento: Sindicato dos trabalhadores rurais de São Mateus do Sul-PR, EPAGRI, IAPAR, Embrapa Florestas, Wilfried Laurier University (Canadá), University of Guelph (Canadá), FLEdGe Research (Internacional com sede no Canadá), Universidad Pina del Río (Cuba), Universidad Autónoma Chapingo (México), Erva Mate 5 Estrelas, J. Marcondes Transportes e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Abaixo, algumas fotos do evento que aconteceu entre os dias 28/09 a 01/10 de 2019:


bottom of page