top of page

Projeto internacional Voicing Change lança podcast em promoção da sustentabilidade e segurança alimentar em comunidades tradicionais e indígenas em três continentes

Voicing Change, em português Ampliando Vozes: Cocriando Conhecimento e Capacidade para Sistemas Alimentares Sustentáveis, é um projeto de três anos coordenado pelo pesquisador doutor Andrew Spring. O projeto conecta parceiros comunitários, pesquisadores e estudantes de três regiões distintas: os Territórios do Noroeste do Canadá, com a comunidade Indígena Ka'a'gee Tu e a Universidade Wilfrid Laurier; o Sul do Brasil com o CEDErva, a UEPG e a Embrapa Florestas; e o Condado de Migori, Quênia, com a Universidade Rongo e a Cátedra UNESCO em Rádio Comunitária para Educação Agrícola. O objetivo é criar uma Comunidade de Prática focada em examinar sistemas alimentares locais, inovadores e sustentáveis, dando destaque aos conhecimentos tradicionais e indígenas. O projeto recebe apoio financeiro do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC).


O Voicing Change busca celebrar a experiência alimentar local e o conhecimento tradicional que contribuem para sistemas alimentares comunitários equitativos e culturalmente apropriados, amplificar as vozes dos membros da comunidade e detentores de conhecimento, e desencadear inovações nos sistemas alimentares. Para alcançar esse objetivo, o projeto produziu ao longo do último ano uma série de podcasts, onde os pesquisadores conversam e abordam temas como segurança alimentar, agroecologia, florestas, comunidade e os discutem a partir de suas respectivas comunidades de práticas.  

Por conta das similaridades presentes em suas comunidades de práticas, ao discutirem seus desafios cotidianos, os membros das comunidades de prática refletem juntos sobre suas dinâmicas ao ponto de encontrarem novas possibilidades, aprimorando suas técnicas e redescobrindo em suas experiências novas habilidades.


No Brasil, o projeto vem sendo executado no Centro Sul do Paraná, em parceria com o Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, focado em apresentar e discutir as comunidades de práticas envolvidas com os sistemas tradicionais de erva-mate da região. Os podcasts produzidos pelo projeto irão abordar temas como os conhecimentos tradicionais no plantio, desafios no cuidado, cadeia produtiva, ancestralidade da erva-mate e a luta dos povos indígenas e faxinalenses da região para a permanência dos sistemas de produção tradicional, valorização do trabalho das mulheres camponesas no cultivo e produção de erva-mate, entre outros.


Até o momento, o Voicing Change lançou 3 episódios em inglês, disponíveis com legendas em português pelo canal no YouTube da Laurier Centre for Sustainable Food Systems (Centro Laurier para Sistemas Alimentares Sustentáveis). Os podcasts gravados pela equipe do Brasil estarão disponíveis a partir do mês de junho!

Para ouvir o podcast Voicing Change, clique aqui.

 

Clique aqui para acessar outro post sobre o projeto Voincing Change.

E aqui para ouvir os episódios!




Comentários


bottom of page