top of page

Sistemas tradicionais de produção de erva-mate estarão na pauta de discussão da UNESCO

O contexto de pandemia tem mudado várias das formas como nos relacionamos, um dos importantes acontecimentos tem sido o compartilhamento de coisas boas através de conversas que unem pessoas de todos os lugares.

Temos a imensa satisfação de poder estar compartilhando com vocês e o mundo todo parte do desenvolvimento das pesquisas com as quais temos nos envolvido recentemente. O CEDErva, em conjunto com a rede formada por agricultores familiares produtores de erva-mate em sistemas tradicionais e agroecológicos, vem desenvolvendo ações de pesquisa e compartilhamento discussões acerca da relevância cultural, ecológica e biodiversa destes sistemas de agricultura do sul do Brasil.

No dia 5 de Junho, às 13h (horário de Brasília), a pesquisadora Eve Nimmo, presidente do CEDErva, participará de uma conferência virtual organizada pela UNESCO, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Esta conferência, realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, intitulada 'Conexões: Sistemas de produção alimentar sustentáveis, ecosistemas e biodiversidade', reunirá pesquisadores com atuação no Brasil, Equador e Territórios do Ártico Canadense (Northwest Territories) para compartilharem suas experiências e as demandas reveladas em suas pesquisas com as comunidades.

A discussão será em torno de como práticas de manejo ecossistêmico e da biodiversidade são importantes componentes para a construção de sistemas de produção de alimento sustentáveis.

Abaixo, nas imagens, algumas informações sobre a conferência, e, no link que segue, você pode se inscrever para participar da conferência, ouvir das experiências nestas comunidades e compartilhar junto. Sinta-se à vontade para se juntar a esta relevante discussão global, em um dia muito significativo para nossa continuidade em um mundo que passa pro gigantescas transformações agora. Melhor ainda se acompanhado de um mate, proveniente de sistemas sustentáveis, para esquentar.


- Informamos que a apresentação será realizada no idioma inglês, pois o evento será organizado desde o Canadá.





bottom of page