top of page

Visita ao município de Cruz Machado encerra série de entrevistas no Paraná

No último trabalho de campo do ano, pesquisadores integrantes do CEDErva, com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Instituto Agronômico do Paraná, EMBRAPA/Florestas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Machado, realizaram quatro entrevistas com produtores de erva-mate sombreada de diferentes comunidades do município.


A visita consistiu em uma importante etapa em direção ao estabelecimento de narrativas históricas que relatam o desenvolvimento dos sistemas de produção tradicionais de erva-mate, que se utilizam da sombra de outras espécies arbóreas da Floresta com Araucárias para fazer uma erva-mate com mais qualidade, sabor, significado e harmonia entre o meio ambiente e os seres humanos.


Sendo a última visita com fins de coleta de entrevistas realizada no Paraná, o projeto parte no ano que vem para a realização de entrevistas nos municípios produtores de erva-mate no estado de Santa Catarina. Até o momento, quatro municípios foram visitados e vinte e duas entrevistas foram gravadas e estão sendo transcritas por historiadores da UEPG.

Abaixo, algumas fotografias destes três dias de trabalhos no bonito município de Cruz Machado:


bottom of page