No último trabalho de campo do ano, pesquisadores integrantes do CEDErva, com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Instituto Agronômico do Paraná, EMBRAPA/Florestas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Machado, realizaram quatro entrevistas com produtores de erva-mate sombreada de diferentes comunidades do município.
A visita consistiu em uma importante etapa em direção ao estabelecimento de narrativas históricas que relatam o desenvolvimento dos sistemas de produção tradicionais de erva-mate, que se utilizam da sombra de outras espécies arbóreas da Floresta com Araucárias para fazer uma erva-mate com mais qualidade, sabor, significado e harmonia entre o meio ambiente e os seres humanos.
Sendo a última visita com fins de coleta de entrevistas realizada no Paraná, o projeto parte no ano que vem para a realização de entrevistas nos municípios produtores de erva-mate no estado de Santa Catarina. Até o momento, quatro municípios foram visitados e vinte e duas entrevistas foram gravadas e estão sendo transcritas por historiadores da UEPG.
Abaixo, algumas fotografias destes três dias de trabalhos no bonito município de Cruz Machado:
Comments