top of page
DSC_0021_edited.jpg

Educação ambiental e sistemas tradicionais de produção de erva-mate

O projeto desenvolve em conjunto com professores da rede pública de educação, comunidades e produtores tradicionais de erva mate- materiais didáticos e atividades de educação ambiental.

O que o projeto faz?

Promove uma maior compreensão da importância das práticas agroflorestais e agroecológicas tradicionais e valoriza as contribuições culturais, ecológicas e socioeconômicas desses sistemas.

Nas escolas de Inácio Martins, sul do Estado do Paraná, Brasil.

O município possuí grande parte de seu território dentro de uma área de proteção ambiental e a produção de erva-mate é uma das atividades econômicas mais importantes para a subsistência das famílias. O objetivo é que as ações de educação ambiental em Inácio Martins funcionem como um piloto para expansão do projeto para outros municípios da região.

Onde?

Fotos: Equipe Projeto Universidade Sem Fronteiras.

Como

Desenvolvendo oficinas colaborativas, entrevistas de história oral, pesquisas e elaborando materiais didáticos em conjunto com os professores, comunidades e estudantes.

Quem são os envolvidos?

O projeto é executado pelo departamento de história da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do núcleo de pesquisa em Memória, Cultura e Natureza, pelas professoras da rede de educação de Inácio Martins e financiado pelo Estado do Paraná através do programa “Universidade sem Fronteiras”.

 

São parceiros do projeto o Centro do Desenvolvimento e Educação de Sistemas Tradicionais de Erva-mate (CEDErva), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas).

Fotos: Equipe Projeto Universidade Sem Fronteiras.

Produtos 

Além de um livro didático, o projeto prevê a criação do site “narrativas digitais” feito colaborativamente como uma forma de sistematizar e divulgar os resultados dos trabalhos com professores e estudantes.

Narrativas Digitais

O Narrativas Digitais é uma das ações do projeto “Educação Ambiental no Contexto dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate: Valorização Cultural e Produção Socioeconômica da Agricultura Familiar em Inácio Martins” que desenvolve ações com professoras do município para a valorização desses sistemas e as suas contribuições culturais, ecológicas e socioeconômicas.

O Projeto

A proposta de produzir narrativas em meio digital é a de explorar novas formas de “ler” e “escrever” a partir de imagens, textos e vídeos, e descobrir, através de uma linguagem de caráter contemporâneo, um ponto de vista único sobre a história. Os estudantes, ao produzir, selecionar e editar o material audiovisual produzido em uma pesquisa com as pessoas de sua comunidade, aprendem sobre história local ao construírem novos sentidos e significados sobre a sua própria experiência.


Em Inácio Martins, o projeto realizou entrevistas com atores importantes para o contexto local dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate no município, agricultores e agricultoras que compartilharam suas experiências e memórias à equipe. 

 

Para conferir o resultado deste trabalho, acesse a página abaixo. 

O Livro

Como resultado do projeto, a equipe apresenta o livro didático “Educação Ambiental no Contexto dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate: Valorização Cultural e Produção Socioeconômica da Agricultura Familiar em Inácio Martins”, disponível aqui.

bottom of page