top of page
DSC_0355.JPG

O CEDErva

O Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de erva-mate,  CEDErva, é uma rede colaborativa de pessoas que possuem interesse na temática de sistemas tradicionais de produção e desenvolvimento do cultivo da erva-mate. Nossa rede é composta por pequenos produtores rurais do Paraná e Santa Catarina, sindicatos de agricultura familiar, instituições municipais, estaduais e federais, além de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, das ciências naturais às humanas, representantes de universidades e instituições científicas.
EMBRAPA_FOLDER_ok-1.jpg
Acesse o folder para download clicando na imagem

Os membros do CEDErva estão direta e ativamente envolvidos na produção, desenvolvimento e manutenção de sistemas tradicionais de cultivo de erva-mate, valorizando o uso do conhecimento tradicional aliado à conservação e uso econômico racional da Floresta com Araucária. Nos sistemas tradicionais, as árvores da Ilex paraguariensis se desenvolvem associadas à sombra propiciada pelo ambiente natural da floresta em conjunto com outras culturas agroflorestais.

 

Atualmente, a crescente pressão exercida pelo agronegócio para que agricultores desmatem suas terras para a implantação de monoculturas de soja e milho têm representado uma ameaça aos sistemas tradicionais de cultivo, criados e mantidos por gerações dentro de propriedades de agricultura familiar. Como resultado, as taxas de desmatamento na região aumentaram dramaticamente e os agricultores familiares enfrentam a pobreza, a insegurança alimentar e o êxodo dos jovens do campo para a cidade, além da irreparável perda de conhecimentos tradicionais.

 

O CEDErva vê nos sistemas agroflorestais tradicionais com erva-mate possibilidades de abordar questões ambientais e sociais enfrentadas por estas comunidades buscando a valorização, reconhecimento e contribuição prática aos sistemas tradicionais de produção de erva-mate, que, além de serem fundamentais na manutenção das espécies florestais nativas e no estabelecimento de corredores de conectividade entre os fragmentos florestais, representam alternativas econômicas sustentáveis e significativas para a região onde estão estabelecidas.

 

Este projeto reúne e compartilha informação sobre formas de vida tradicionais e desenvolve redes de conhecimento para apoiar as comunidades locais na partilha de conhecimentos e práticas sobre o patrimônio alimentar e cultural, desenvolvendo práticas sustentáveis que garantam a continuidade dos sistemas tradicionais de aquisição de alimentos, apoiando a manutenção dos ecossistemas naturais.

 

Defender a cultura dos sistemas tradicionais de produção de erva-mate sombreada e auxiliar no desenvolvimento e recuperação de áreas desflorestadas, incentivando o reconhecimento do valor da erva-mate como ferramenta para manutenção econômica e ambiental, é um dos objetivos da equipe do CEDErva. No vídeo abaixo, você poderá entender de que forma alguns de nossos colaboradores contribuem para o desenvolvimento de sistemas agroflorestais que se apoiam na erva-mate, dentre outras espécies, para a reconstrução de florestas. O vídeo, produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), mostra como os pesquisadores da EMBRAPA Florestas estão engajados nesta causa:

bottom of page