Com o intuito de dialogar sobre a certificação da erva-mate orgânica, o Grupo Jacutinga de certificação orgânica do Núcleo Maria Rosa do Contestado da Rede Ecovida realizou uma reunião na propriedade de Nelson Dias da Silva, em 17 de agosto. A convite, estiveram presentes a Presidente do CEDErva, Evelyn Nimmo, junto com os Técnicos do Programa SIPAM Erva-mate, Ana Paula Wenglarek e Josias Lech, e o pesquisador André Lacerda da Embrapa Florestas.
O evento contou com a participação de representantes do LAMA-UEPG e Paraná Mais Orgânicos, a Fernanda, Isabela e Tainara, para conversar sobre o programa do estado e as possibilidades de certificação da erva-mate orgânica pelo TECPAR. Ao longo das discussões ficou claro que a certificação orgânica é um eixo importante na construção da marca do SIPAM Erva-mate, mas também precisam ser construídas normas que caracterizem a erva-mate tradicional e agroecológica, que inclui benefícios que vão muito além da lei dos orgânicos.
Foi uma conversa muito produtiva, e finalizada com os próximos passos já definidos, entre eles, o de trabalhar em colaboração com os agricultores erveiros da cidade de São João do Triunfo e participantes do Programa SIPAM em um projeto piloto para definir e caracterizar esses sistemas.
Agradecemos ao Grupo Jacutinga e ao Nelsinho pelo convite de participar nesse diálogo tão importante!
Fotos: Equipe CEDErva.
Kommentare