top of page

CEDErva publica seu Relatório Anual de 2023

É com muito orgulho que compartilhamos o Relatório Anual do CEDErva do ano passado. Esse relatório apresenta os trabalhos desenvolvidos pelo CEDErva e seus parceiros ao longo do ano, destacando os sucessos e alcances da instituição em relação aos projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento territorial. 


Em 2023, o CEDErva teve a oportunidade de expandir significativamente as colaborações locais e internacionais relacionadas aos sistemas de produção de alimentos sustentáveis, com vários projetos de pesquisa e extensão em andamento e parcerias com universidades e organizações do Brasil, Canadá, Quênia, Austrália, México e EUA. Além dos novos projetos, continuamos trabalhando com as comunidades tradicionais e agricultores familiares implementando ações e atividades relacionados ao Programa SIPAM (Sistema Importante para Patrimônio Agrícola Mundial) da FAO, por meio do projeto intitulado Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate na Floresta com Araucária, Brasil, para garantir o reconhecimento internacional desses sistemas importantes para o mundo, gravando entrevistas e podcasts para compartilhar e divulgar o conhecimento no campo e analisando as barreiras e desafios dentro da cadeia produtiva da erva-mate.


Ficou claro para nós que o CEDErva tem um papel importante na articulação entre entidades regionais, nacionais e internacionais, ajudando a criar oportunidades para que as vozes e demandas dos agricultores e comunidades alcancem públicos mais amplos e cheguem aos tomadores de decisões. Os sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate têm um papel importante nas discussões regionais e nacionais sobre a conservação e uso sustentável da bioma da Mata Atlântica, a continuação e apreciação da agrobiodiversidade no sistemas alimentares e a valorização dos conhecimentos e práticas que foram desenvolvidos devido às interações entre agricultores e agricultoras e comunidades tradicionais e indígenas com a floresta e a bioma por gerações.


Para acessar o Relatório Anual 2023, clique aqui.

Para acessar o Relatório Financeiro da Instituição, clique aqui.


Fotos: Equipe CEDErva.

Σχόλια


bottom of page