top of page

Conheça “O menor agricultor do mundo”, projeto da fotógrafa Delphine Gatinois em visita ao Paraná

No final do ano passado, em dezembro, o CEDErva teve a oportunidade de construir novos parcerias e experiências com a participação na residência artística de Delphine Gatinois da França, junto com a Aliança Francesa. Delphine é fotógrafa e artista, foi premiada para realizar uma residência de pesquisa e experimentação no Brasil, no programa chamado “O Caminho – Le Chemin”, apoiada pela rede de Alianças Francesa e Réseau Diagonal, o Institut Français e da Embaixada da França no Brasil.


O projeto de Delphine, “O menor agricultor do mundo”, busca examinar a agricultura contemporânea no cruzamento da performance e da fotografia. Ela se interessou em entender melhor as comunidades tradicionais no Sul do Paraná, os faxinais, para dar continuidade a seu projeto artístico e construir um diálogo entre as suas outras experiências de agricultura ao longo do mundo. Para ter experiência no campo e conhecer a realidade dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate, o CEDErva deu apoio para Delphine visitar propriedades de agricultura familiar em Rio Azul e Rebouças, e a comunidade faxinal do Emboque em São Mateus do Sul. A técnica Ana Paula Wenglarek do projeto SIPAM, Evelyn Nimmo do CEDErva, e o André Lacerda da Embrapa Florestas, acompanharam as visitas, apresentando os sistemas tradicionais e os meios de vida, além dos desafios e ameaças à agricultura familiar e comunidades tradicionais na Floresta com Araucária.


Para o CEDErva, foi incrível a experiência de participar da construção de imagens e conceitos visuais a partir da vida cotidiana de nossos parceiros agricultores, além de abrir novos caminhos para se pensar em como comunicar a importância desses sistemas para o mundo. Agradecemos a Delphine, e a Aliança Francesa Brasil pela oportunidade de participar do programa!


Para conhecer mais sobre o trabalho de Delphine, clique aqui.


Fotos: Equipe CEDErva.

Comments


bottom of page