top of page

Reunião da Coordenação SIPAM Erva-mate acontece em Irati

Na última sexta-feira (17), a Coordenação do Programa SIPAM de Erva-mate realizou reunião na Estação Experimental Florestal do Instituto de Desenvolvimento do Paraná - IAPAR-EMATER (IDR-PR) em Irati - PR. Nela, estiveram presentes os membros da Coordenação e representantes das comunidades que participam nas atividades do SIPAM e que produzem erva-mate no sistema tradicional.


A reunião teve como objetivo atualizar o grupo sobre as atividades realizadas ao longo dos últimos dois anos do Programa, as atividades dos técnicos em campo, os experimentos de manejo de erva-mate desenvolvido junto à Embrapa Florestas, e as pesquisas acadêmicas e projetos de extensão relacionados ao Plano de Ação de Conservação Dinâmica da candidatura.


Além disso, tendo em vista as conquistas e novos desafios enfrentados, foram discutidas as futuras readequações nas três linhas estratégicas do Plano de Ação de Conservação Dinâmica do Programa SIPAM: Comunicação, Conscientização e Divulgação; Economia Solidária; e Desenvolvimento e Meios de Vida Sustentáveis. Os participantes discutiram as ações já realizadas e implementadas e quais delas deveriam ser o foco nos próximos anos.


Depois do almoço, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os experimentos de restauração florestal baseados nos princípios de sistemas tradicionais de erva-mate, desenvolvido pelo Engenheiro Florestal da Embrapa, André Lacerda. O novo experimento, fruto da parceria entre IDR-PR e Embrapa Florestas, possibilitou aos participantes a discussão sobre as diferentes formas de manejo, espécies nativas sendo incluídas nos sistemas de restauração e quais lacunas informativas os experimentos podem atender, como silvicultura e maneiras de poda/condução dessas espécies. A interação entre erva-mate e outras espécies foi uma pauta importante da troca de conhecimentos.


Com a participação de agricultores, representantes das associações locais como ECOARAUCÁRIA e Sindicatos de Trabalhadores de Agricultura Familiar, pesquisadores da Embrapa e UEPG e membros do CEDErva, foi possível estabelecer novos parâmetros e objetivos para o Programa SIPAM Erva-mate. Agradecemos a todos e todas pelo engajamento e pelas férteis discussões.



Fotos Equipe CEDErva.














コメント


bottom of page