ALEP Sedia Encontro sobre os Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-Mate com Participação de Agricultores e Instituições
- Brenda Rotter

- 10 de jul.
- 2 min de leitura
No dia 08 de julho, aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná uma reunião do Bloco Parlamentar para a Agricultura Familiar com o Título “Sob a sombra da araucária: diálogos sobre os sistemas tradicionais e agroecológicos da erva-mate”, que contou com a presença de deputados, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças de organizações e movimentos sociais da agricultura familiar, pesquisadores e agricultores dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate.
A reunião serviu para a entrega de uma menção honrosa da ALEP ao Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate e um debate sobre as potencialidades dos sistemas e importância do reconhecimento como um Sistema Importante para o Patrimonio Agrícola Mundial (SIPAM) pela Organização das Nações Unidas para agricultura e Alimentação (FAO).
O CEDErva e o gabinete da deputada estadual Luciana Rafagnin, em parceria com a empresa Yerba Madre e demais organizações do Observatório, organizaram a viagem dos agricultores até Curitiba para eles participarem do evento. Foram dois ônibus que passaram pelos municípios de Bituruna, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Rio Azul, Irati e Inácio Martins para levar aproximadamente 70 agricultores erveiros até a capital do Estado.
O evento iniciou às 08h30 com um café da manhã fornecido pela Associação Comunitária Faxinal Emboque, de São Mateus do Sul e, na sequência, os agricultores lotaram a sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP, onde aconteceu o evento. Depois dos representantes das instituições que compuseram a mesa, os agricultores, pesquisadores e demais presentes puderam fazer uso da fala. Durante toda a manhã se discutiu sobre a importância desses Sistemas para a sociedade paranaense e para o meio ambiente, as principais dificuldades enfrentadas pelos agricultores, a trajetória das organizações sociais que militam na região pela agroecologia e, principalmente, a importância do Estado apoiar as ações do Plano de Conservação Dinâmica (PACD) do SIPAM.
Ao fim, foi realizada a leitura da Carta Aberta Pelos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-Mate Sombreada pela Floresta com Araucária da Agricultura Familiar no Paraná, elaborada pelo GT de Políticas Públicas do Observatório, que também foi entregue aos parlamentares. A carta pode ser lida integralmente aqui. Depois da reunião, o grupo almoçou na sede do Centro de Formação Urbano Rural Irmão Araújo (CEFURIA) antes de seguir viagem de volta.
Na avaliação do CEDErva, esse tipo de evento é fundamental para dar visibilidade para os Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate e politicamente significativo por ocupar um dos espaços mais importantes de poder do Estado do Paraná pelos agricultores. Por isso agradecemos ao mandato da deputada Luciana Rafagnin que tomou a iniciativa de dialogar com o CEDErva e o Observatório para elaborar o projeto de Lei que reconhece os Sistemas como patrimônio cultural imaterial do Estado e organizar a reunião e, ao mesmo tempo, esperamos que esse debate prossiga com seu mandato e outros parlamentares para construção de políticas públicas que apoiem os sistemas tradicionais de produção e a agricultura familiar e agroecológica.
Também agradecemos todas as organizações que compõe o Observatório que apoiaram o evento, em especial a empresa Yerba Madre, pela logística com os agricultores.
Fotos: Equipe CEDErva e Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).






















Comentários