top of page

Relatório da 8ª Oficina Regional do Programa SIPAM

A oitava oficina regional do programa SIPAM dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate na Floresta com Araucária, Brasil, aconteceu no município de Bituruna (PR), em 9 de setembro de 2023, na comunidade de Augusto Loureiro. Promovida pelo Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, o encontro contou com apresentações sobre o Programa e promoveu rodas de conversas e diálogos focados nas discussões acerca do manejo da erva-mate dentro de fragmentos florestais na área rural do município.


A oficina contou com a presença de cerca de 100 agricultores e agricultoras da região, e foi marcada pela participação expressiva das mulheres da comunidade, destacando a necessidade de promover uma maior equidade de gênero nestes espaços educacionais. Além de produtores, agricultores e moradores da comunidade em geral, estavam presentes membros do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, CEDErva, Embrapa Florestas, IDR-PR, FETRAF-PR e ECOARAUCÁRIA.


Dando seguimento às atividades do Programa, a Oficina teve como objetivo principal promover o encontro e compartilhar das ações coletivas entre a comunidade SIPAM, que é composta pelas famílias agricultoras cadastradas, equipe de técnicos e pesquisadores, associações e instituições parceiras no projeto com as comunidades de agricultores familiares em que a erva-mate é manejada.


Além da apresentação do projeto e discussões das ações realizadas nas comunidades, houve também a apresentação, pela comunidade, de suas dificuldades e seus anseios para o futuro da erva-mate tradicionalmente produzida. Os participantes também puderam conhecer a propriedade de Grazieli Sorçuk Grossklaus e Ezequiel Silvio Grossklaus, o casal de produtores compartilhou sua experiência de transição agroecológica e, durante a visita à propriedade, os participantes debateram como as práticas no erval impactam a qualidade do produto final.


O relatório disponibilizado a seguir reúne o itinerário da Oficina, as atividades desenvolvidas e as discussões levantadas durante o encontro, traz também fotos do evento e outros momentos de diálogos no erval da família Grossklaus. A importância do conhecimento tradicional no manejo da erva-mate para as famílias de erveiros e para a cultura regional também é discutida na publicação. Os agricultores também conversam sobre uma experiência em comum, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para o manejo do erval. O grupo ainda discutiu suas práticas agroecológicas nas propriedades, a importância da formação dos agricultores, principalmente na rede de ensino regular e nas escolas agrícolas como a Casa Familiar Rural. A produção de erva-mate do Centro-Sul e Sudeste do Paraná envolve cerca de 7 mil estabelecimentos rurais da agricultura familiar e de comunidades tradicionais, cultivados de maneira agroecológica junto a fragmentos de Floresta com Araucária, do qual a planta é uma espécie nativa, agregando conhecimentos e saberes tradicionais e ancestrais.


Para acessar o relatório completo da 8ª Oficina, clique aqui



Fotos: Equipe CEDErva.

bottom of page