top of page

Trabalho de campo em São Mateus do Sul dá início a levantamento de história oral sobre erva-mate

Entre os dias 18 e 20 de outubro, parte da equipe que integra o CEDErva esteve em trabalho de campo no município de São Mateus do Sul. O objetivo desta visita foi realizar entrevistas com agricultores familiares que estão envolvidos historicamente com os processos culturais da erva-mate em sistemas tradicionais. O trabalho, realizado ao longo dos três dias, contou com reuniões em diversas instituições relacionadas à agricultura familiar e a produção de erva-mate sombreada, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar de São Mateus do Sul.

As entrevistas fazem parte de um projeto de registro de história oral, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Memória, Cultura e Natureza do departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenado pelos professores Dr. Robson Laverdi e Dra. Alesandra Izabel de Carvalho. Além da coleta integral de entrevistas de três agricultores familiares tradicionais, foi possível a visitação a sítios de relevante valor histórico para a história da cultura da erva-mate, como barbaquás da década de 1920 e ervais centenários.

Esta visita representa o marco inicial do projeto que pretende ainda visitar ao menos mais quatro municípios, coletando relatos e imagens sobre a preciosa cultura da erva-mate sombreada no Centro-Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina. Através de nosso site, você poderá acompanhar o desenvolvimento da pesquisa. Abaixo, seguem algumas imagens do campo realizado em São Mateus do Sul:


bottom of page