top of page

Relatórios da 5ª e 6ª Oficina Regional do Programa SIPAM

A quinta e sexta oficina regional do programa SIPAM dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate na Floresta com Araucária, Brasil, ocorreram em São João do Triunfo e Rebouças, respectivamente, no primeiro semestre de 2023. Promovidas pelo Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, os encontros foram realizados nos meses de abril e maio e contaram com diversas apresentações, diálogos e rodas de conversas centradas nas discussões acerca do manejo da erva-mate dentro de fragmentos florestais na área rural dos municípios.


5ª Oficina Regional SIPAM


Em São João do Triunfo, a quinta Oficina Regional SIPAM foi realizada no Barracão da Cidadania na sede do município e com visita a propriedade da família Olinki e de Deus, na comunidade de Fabrícios. São João do Triunfo é um dos municípios parceiros do programa SIPAM, com o alto engajamento do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Coletivo Triunfo, Cooperativa COFATRIL e a prefeitura do município em apoiar o desenvolvimento do programa e a implementação das atividades. No município, a grande maioria (94%) das propriedades rurais são de agricultura familiar, segundo o Censo Agropecuário de 2017, e muitas dessas propriedades produzem erva-mate em sistemas agroflorestais. A oficina contou com com um expressivo número de participantes, tanto agricultores quanto os representantes de movimentos e articulações da região e todos tiveram grande interesse e participação nas discussões.


Os participantes incluíam agricultores, erveiros, assentados e faxinalenses da região, assim como representantes da FETRAF-PR, Sindicato dos Agricultores Familiares de São João do Triunfo, Cooperativa COAFTRIL, ASPTA, Coletivo Triunfo, IDR-PR e Embrapa Florestas.


Para acessar o relatório completo da 5ª Oficina, clique aqui.

Fotos: Equipe CEDErva.


6ª Oficina Regional SIPAM


A sexta Oficina Regional do SIPAM foi realizada no município de Rebouças, no dia 19 de maio de 2023, na comunidade de Conceição de Baixo. A Oficina foi organizada em parceria com o Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, Embrapa Florestas, o Sindicato de Trabalhadores de Agricultura Familiar de Rebouças e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.


O encontro contou com a presença de agricultores e agricultoras locais de Rebouças das comunidades de Marmeleiro, Rio Bonito e Barro Branco, contou também com membros do CEDErva, Embrapa Florestas, IDR-PR, Sindicato de Trabalhadores de Agricultura Familiar, COMDAFAR, e Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Serviços Rurais, entre outros.


Para acessar o relatório completo da 6ª Oficina, acesse o link.

Fotos: Equipe CEDErva.


O objetivo da Oficina é de reunir instituições e agricultores dos municípios para trocar experiências e dialogar sobre a importância dos sistemas tradicionais de erva-mate e a valorização da cultura e das práticas agrícolas locais.


O Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate e o CEDErva agradece a todos os participantes da quinta e sexta oficina regional do programa SIPAM, especialmente à Nelson Dias da Silva, Silvia Mara Woiciechowski, Valmor Pase, Cezar Olinki e sua família, e Jorge de Deus e sua família, a Cyntia, Pedro Paulo e Pedro Francisco, Felipe Youssef Abboud e Vanderson de Andrade de Souza.


Comments


bottom of page