top of page

Artigo discute como os Sistemas Agroflorestais Tradicionais de Erva-mate na Floresta com Araucária beneficiam os serviços ecossistêmicos do solo

Os solos são uma fonte de capital natural que fornece e regula uma série de serviços ecossistêmicos e desempenham um papel importante na manutenção do bem-estar humano. No entanto, a qualidade e a quantidade de prestação de serviços ecossistêmicos do solo a longo prazo depende do uso de práticas de gestão sustentável da terra. Os Sistemas Agroflorestais Tradicionais (SAFs) de Erva-mate em Floresta com Araucária, presentes no sul do Brasil, podem melhorar diversos serviços ecossistêmicos do solo, alguns desses serviços incluem a ciclagem de nutrientes, melhoria da estrutura do solo, aumento da biodiversidade, redução da erosão e sequestro de carbono.


Neste artigo, pesquisadores da Embrapa Florestas avaliam sete serviços ecossistêmicos do solo utilizando um conjunto de indicadores de qualidade em quatro sistemas de produção à base de erva-mate (Ilex paraguariensis) na Floresta com Araucária Bioma Sul do Brasil: dois locais estavam sob manejo agroflorestal agroecológico tradicional, um era um sistema silvipastoril com pastagem leiteira e o último era uma monocultura de erva-mate sistema de produção. 


O estudo mediu diversos serviços ecossistêmicos do solo, como fertilidade, sequestro de carbono, controle da erosão, ciclo de nutrientes, fornecimento de plantas, biodiversidade e saúde. Utilizou-se amostras de solo de diferentes profundidades para analisar seus atributos químicos, físicos e biológicos. A análise de componentes principais identificou que os indicadores de qualidade do solo mais representativos na camada de 0-10 cm foram acidez, atividade microbiana, nitrogênio total, estabilidade estrutural, capacidade de troca catiônica, pH, soma de bases, quociente microbiano, densidade de minhocas, densidade aparente e estoques de carbono.


Esses indicadores foram utilizados para representar graficamente os serviços ecossistêmicos do solo, permitindo comparar quatro sistemas de produção e quantificar sua oferta de serviços ecossistêmicos do solo.


Para ler o artigo completo, em inglês e português, clique aqui.




Sistemas Agroflorestais Tradicionais de Erva-mate. Foto Equipe CEDErva.

bottom of page