top of page

CEDErva participa do III Seminário Internacional de Fortalecimento de Agroecologia

Essa semana o CEDErva participou do III Seminário Internacional de Fortalecimento de Agroecologia, que aconteceu em Curitiba, no Campus Rebouças, da Universidade Federal do Paraná. As atividades iniciaram na quarta-feira, 7 de dezembro, com a reunião geral do Observatório dos Sistemas Tradicionais a Agroecológicos de Erva-mate, esta foi a primeira reunião presencial do Observatório desde a criação da entidade em 2019, evento importante para reestabelecer as conexões entre todos os integrantes do Observatório.


Desde a criação de Observatório com 22 instituições, várias outras organizações se integraram à rede incluindo ervateiras orgânicas, municípios da região, e associações de agricultura familiar. Foi discutido a construção da entidade e o papel importante do Observatório para representar e inserir as famílias erveiras nas discussões de políticas públicas, pesquisas e ações de desenvolvimento rural. Os GTs do Observatório apresentaram breves relatos sobre as suas atividades ao longo dos últimos dois anos, incluindo o desenvolvimento do Projeto SIPAM, as pesquisas e engajamento com órgãos ambientais e a construção de cooperativa e certificação para erva-mate tradicional.


Numa mesa focada na pesquisa sobre agroecologia e os efeitos de agrotóxicos, Evelyn Nimmo, Presidente do CEDErva, e André Lacerda, pesquisador de Embrapa Florestas, apresentaram sobre os trabalhos científicos que estão sendo desenvolvidos em parceria com os agricultores sobre os sistemas tradicionais. Eles destacaram o papel do sistema agroflorestal tradicional como uma oportunidade importante para restauração da floresta com Araucária em propriedades de agricultura familiar, trazendo com ela todos os benefícios em termos de serviços ambientais, preservação da agrobiodiversidade e renda para as famílias.


No final das atividades na quinta-feira, o CEDErva organizou uma conversa com o Deputado Federal eleito, Tadeu Veneri, para apresentar o Observatório e discutir as possibilidades de construir ações para melhorar a bem-estar familiar e ambiental da região Centro-Sul. Foi apresentado o projeto SIPAM e discutido a importância das atividades detalhadas no projeto para diversificar e assegurar a renda das famílias, preservar a paisagem icônica da Floresta com Araucária e melhorar a autonomia e soberania dos agricultores na cadeia produtiva de erva-mate e outros produtos oriundos da floresta e das propriedades agroecológicas.


A participação no evento foi importante para construir novas parcerias, discutir as estratégias para enfrentar as ameaças aos sistemas tradicionais de erva-mate e às comunidades tradicionais e indígenas, e reforçar nosso comprometimento com sistemas agroecológicos de produção.


Fotos: Equipe CEDErva.

bottom of page