top of page

CEDErva publica seu Relatório Anual de 2022

O ano de 2022 foi de muito crescimento para o CEDErva. Depois de dois anos vivendo a insegurança da pandemia de COVID-19, que impossibilitou a atuação em campo com nossos parceiros agricultores, tivemos a oportunidade de começar a realizar as potencialidades do CEDErva como uma entidade que reúne diferentes atores e setores mobilizados pelos sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate. Foi um ano de avanços e inovações em termos de implementação de projetos, pesquisas e comunicação, mas também de integrar novos parceiros na escala local e internacional.


Em nosso Relatório Anual de 2022, detalhamos as ações e atividades que colocamos em prática, baseada nas metodologias e filosofia de construir e compartilhar conhecimento de uma maneira participativa, valorizando as experiências e saberes vividos no campo, nas comunidades tradicionais e indígenas. No relatório, oferecemos uma descrição da implementação do Plano de Ação de Conservação Dinâmica da candidatura SIPAM, o desenvolvimento de parcerias e projetos internacionais com comunidades tradicionais e universidades no Canadá e Quênia, as pesquisas acadêmicas relacionadas ao nosso trabalho, o crescimento do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, do qual o CEDErva está atuando como Secretaria Executiva, e a parceria com o Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Percebemos ao longo do ano que a consolidação de comunidades de prática em torno de erva-mate, que remetem às histórias, memórias e experiências vividas e compartilhadas pelos agricultores, na escala local e regional, é tão importante quanto a construção e divulgação de boas práticas e estratégias para o enfrentamento das ameaças aos sistemas tradicionais. A recriação dos laços comunitários é simbólica, mas efetiva, pois se traduz em atos de solidariedade, de resiliência e de resistência contra os movimentos que inquietam a vida no campo ao longo dos últimos anos.


Entramos em 2023 com muitas expectativas e esperanças de dar continuidade ao importante trabalho que estamos desenvolvendo com nossos parceiros para apoiar o reconhecimento e valorização dos sistemas tradicionais de erva-mate no Paraná.


Para acessar o Relatório Anual 2022, clique aqui.


Fotos: Equipe CEDErva.

bottom of page