top of page

Encontro em União da Vitória reúne agricultores e representantes para a apresentação do Cederva

No último dia 30 de agosto, reuniram-se na sede do Instituto Federal do Paraná em União da Vitória-PR produtores rurais, representantes comunitários e de instituições de pesquisa e extensão rural. O objetivo do encontro foi discutir e estabelecer as diretrizes para a continuação do desenvolvimento e consolidação da rede de colaboração entre produtores tradicionais de erva-mate da região abrangida pelo centro-sul do Paraná e planalto norte-catarinense.

Marcaram presença no encontro membros representantes da FETRAF-Paraná, IAPAR, EMBRAPA Florestas, assim como lideranças comunitárias de Rebouças, São Mateus do Sul, Porto União, Antônio Olinto, Cruz Machado e União da Vitória. Além da apresentação do projeto que vem sido desenvolvido pelo CEDErva, foram discutidos o papel desempenhado pela erva-mate na manutenção e conservação da Floresta com Araucária e os valores agregados à erva produzida em sistemas tradicionais.

O encontro representou um importante passo em direção à viabilização de etapas seguintes ao projeto que visa consolidar a identidade tradicional deste território que está historicamente relacionado à produção da erva-mate.


Abaixo seguem as fotografias da reunião ocorrida na tarde de calor e tempo bom em União da Vitória:


bottom of page