top of page

Equipe CEDErva realiza digitalização de obra rara sobre erva-mate

No início deste mês, integrantes do CEDErva, juntamente com colaboradores da Technische Universität Berlin, realizaram visitação ao Museu e Jardim Botânico de Berlim, na Alemanha. Dentre inúmeros e relevantes estudos publicados sobre as plantas e vegetações da América do Sul aos quais tivemos acesso na biblioteca da instituição (ligada à Freie Universität Berlin), o famoso e também raro livro 'La indústria yerbatera en Misiones', de Carlos Gallardo, pode ser considerado como o ponto alto da visitação.

Publicado em 1898, neste livro estão descritos, com enorme atenção e sensibilidade aos detalhes, os processos de colheita, processamento e distribuição da erva-mate no final do século XIX, além de ilustrar com riqueza as espécimes florestais que compunham os ervais naturais argentinos naquele período. Em anexo ao livro, na parte final, o grande destaque da obra: o mapa gráfico da indústria ervateira em Misiones. Neste mapa, encontram-se representados com pontualidade as localizações dos ervais plantados pelos jesuítas em suas reduções ao longo dos séculos XVII e XVIII.

Devida a relevância desta obra para as pesquisas históricas e botânicas sobre a erva-mate e a raridade desta obra para pesquisa em acervos (de fato, somente um exemplar está catalogado em bibliotecas sul-americanas, e, somando os exemplares disponíveis nos Estados Unidos e Europa, encontramos sete exemplares), nos foi possibilitada a realização da digitalização do livro.

Aqui no site do CEDErva você encontra os links para o download da obra completa, incluindo também o mapa, agora disponíveis para todos os pesquisadores e entusiastas da erva-mate, em excelente qualidade e livre acesso, através dos links abaixo:






Na nossa galeria de imagens, logo abaixo, você poderá conferir algumas fotografias relacionadas ao processo de digitalização do livro, realizada na Bibliothek des Botanischen Gartens und Museums, em Berlim:



bottom of page