top of page

Minicurso de biofertilizantes e defensivos alternativos com agricultores em Bituruna

Seguindo as atividades previstas nas ações do Projeto SIPAM, o agrônomo extensionista do projeto Fernando Diniz realizou no último sábado, dia 10, um minicurso de biofertilizantes e defensivos alternativos para a produção agroecológica de mudas de erva-mate.


A oficina aconteceu no município de Bituruna, na propriedade do agricultor e signatário do Projeto SIPAM, Sidney Alvez e contou com a presença de agricultores e agricultoras do município e região, bem como com professores do Instituto Federal de União da Vitória (IFPR), Patricia Cambrussi Bortolini e Carlos Ivan Vidalgo.


Durante a realização do minicurso, foram confeccionados os defensivos alternativos como a calda sulfocálcica e a água de vidro. Durante a prática, o grupo conversou sobre a importância de escolher substratos adequados e/ou o preparo de uma boa terra para a produção das mudas erva-mate, visto que os agricultores identificam que grande parte dos problemas da produção de mudas é resultado de substratos e terras inadequados principalmente em relação ao excesso de adubação e a utilização de estercos de animais mal curtidos, por isso esta discussão é de grande importância para os agricultores e técnicos envolvidos na atividade.


Agradecemos a presença e disposição dos presentes em participar das atividades, e em especial ao agricultor Sidney Alvez por receber o minicurso em sua propriedade!


Fotos: Equipe CEDErva.

bottom of page