top of page

Museu Paranaense cria série de podcast com participação de membros do CEDErva

O Museu Paranaense, instituição para preservação e manutenção do patrimônio histórico, arqueológico e cultural do estado do Paraná, com mais de 140 anos de atividade, passou, ao longo dos tempos pandêmicos, a desenvolver novas formas de relação e interação entre o público e o importantíssimo acervo zelado pelo Museu. Uma das estratégias adotadas pela instituição como forma de aproximar o acervo do público, assim como aprofundar e ampliar o conhecimento e as interfaces de seu acervo com a sociedade paranaense contemporânea, foi o desenvolvimento da série de podcast chamada "Circuito Ampliado". A série, dividida em episódios com uma média de 35 minutos de duração, publicou até o momento quatro capítulos e todos eles tratam da temática da erva-mate.

O primeiro episódio da série foi intitulado "Novos horizontes na história da erva-mate"e contou com a participação de Evelyn Nimmo, arqueóloga, professora da UEPG e presidente do CEDErva. Neste episódio foram discutidas questões relacionadas aos vestígios arqueológicos e fontes históricas sobre o cultivo e manejo indígena da erva-mate, com discussões que abrangem desde o século XVI até o tempo presente.

O quarto episódio da série, intitulado "Cultivo e valorização dos sistemas tradicionais de erva-mate" contou com a participação de nosso parceiro de trabalhos, pesquisas e publicações André Lacerda, engenheiro florestal da EMBRAPA Florestas. Neste episódio, André apresentou as características ecológicas e sociais dos sistemas tradicionais de produção de erva-mate e como eles ocorrem na nossa região de Floresta Ombrófila Mista. Os episódios tiveram mediação de Cláudia Parellada, arqueóloga do MUPA.

Para escutar aos episódios basta acessar os links abaixo:





bottom of page