top of page

Pesquisa desenvolvida em parceria entre CEDErva e UEPG é publicada

Foi publicada hoje (02/06/21) a pesquisa desenvolvida em uma grande parceria que envolveu o CEDErva, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e agricultores erveiros dos municípios de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Antônio Olinto. A pesquisa é resultado de estudos realizados dentro do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Ponta Grossa e foi conduzida por João Francisco Miró Medeiros Nogueira, sob orientação da Profª Drª Alessandra Izabel de Carvalho e co-orientado pela Profª Drª Evelyn Nimmo.

A pesquisa consistiu em analisar as identidades históricas e ambientais que permeiam a vida e a existência das famílias que manejam sistemas tradicionais e agroecológicos de produção de erva-mate na região do vale do rio Iguaçu. Para tal, foram visitadas, ao longo dos 30 meses de duração da pesquisa, seis propriedades rurais nos três municípios acima mencionados.

A partir das metodologias da História Oral, a pesquisa propôs dar voz às narrativas dos agricultores, construindo em diálogo os processos históricos, sociais e afetivos que constituem as paisagens rurais manejadas há gerações pelas famílias.

O trabalho intitulado 'Historicidade e significado nas paisagens dos sistemas tradicionais de produção de erva-mate na bacia do Alto Iguaçu, sul do Paraná' buscou interpretar na paisagem contemporânea das propriedades rurais visitadas os entrelaçamentos das histórias de vida das famílias erveiras com o manejo da erva-mate.


O link para acesso à pesquisa é o que segue: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3379


Aproveitamos para agradecer às famílias erveiras que, através da rede de parcerias do CEDErva, disponibilizaram-se em participar da pesquisa: Família Oliva, Família Antunes, Família Hupalo, Família Silveira e Família Kosloski e Silva.



bottom of page