top of page

Pesquisadores lançam segunda edição do livro sobre Erva-mate

Lançado originalmente em 2013, esse livro é resultado de um dos primeiros estudos aprofundados sobre sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate no Centro-Sul do Paraná e Planalto Norte do Santa Catarina. Esses estudos interdisciplinares contidos no livro são frutos de pesquisas multi-institucionais que fornecem base de dados, resultados e informações essenciais para o desenvolvimento de ações relacionadas à valorização da cultura, história, conhecimentos e práticas das famílias da agricultura familiar e comunidades tradicionais que ainda usam esses sistemas. Para a segunda edição, foram incluídos dados atualizados e análises adicionais, principalmente sobre a ciclagem de nutrientes nos sistemas de produção dentro de Floresta com Araucária.


Os trabalhos e pesquisas descritos no livro atuam como um informativo acerca dos programas de desenvolvimento regional e da agricultura familiar, elucidados pela candidatura dos sistemas tradicionais de erva-mate como um Sistema Importante para o Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM), um programa internacional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.


A segunda edição foi desenvolvida com a cooperação e apoio da Embrapa Florestas, IDR-PR, CEDErva, Ministério Público de Trabalho do Paraná, Epagri, e o Social Sciences and Humanities Council of Canadá. Para acessar o livro completo, cliquei aqui.


Fotografia de André Eduardo Biscaia de Lacerda; Projeto gráfico: Luciane Stocco.

bottom of page