top of page

Projeto SIPAM inicia instalação de propriedades-referência no centro-sul do Paraná


Na última semana, a técnica do projeto SIPAM Ana Wenglarek, esteve à campo junto com o pesquisador André Lacerda da Embrapa Florestas, dando início a instalação de propriedades-referência em três propriedades de agricultores signatários do Projeto SIPAM. O objetivo do campo foi instalar parcelas de monitoramento da floresta e da produção de erva-mate. O levantamento leva em consideração o crescimento das árvores, as espécies que estão regenerando, o manejo usado pelos agricultores e o sistema de cultivo da erva-mate.


Os sistemas de produção de erva-mate são diversos, assim como suas florestas, em algumas propriedades a presença de bracatinga é mais intensa, enquanto em outras, as araucárias e imbuias se destacam. Os agricultores observam suas florestas e escolhem quais espécies devem ser incentivadas, “O interessante da regeneração é mostrar que a floresta não termina nas árvores que já existem, os agricultores são preocupados com a continuação do ciclo da floresta, assim como tem árvores adultas que estão morrendo, tem árvores que estão iniciando seu ciclo agora!”, comenta a técnica Ana Wenglarek.


Agradecemos ao agricultor Lídio Karpinski de Rio Azul, a família Kosloski e Silva de São João do Triunfo e a família Wenglarek do Faxinal do Emboque em São Mateus por receberem as equipes de trabalho!


Fotos: André Lacerda.

bottom of page